Os contratos do Governo do Piauí com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Banco do Brasil (BB), de cerca de R$ 650 milhões, vão permitir a recuperação e construção de cerca de 2,5 mil quilômetros de rodovias e garantir milhares de empregos no Estado.
A garantia foi dada pelo governador Wellington Dias, durante o programa Conversando com o Governador, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCom). “O dinheiro chega em momento muito oportuno, porque é preciso fazer circular mais dinheiro na economia do Piauí”, disse o Governador.
Segundo Wellington Dias, a contrapartida do Estado nos contratos será de R$ 160 milhões, mas há a promessa do presidente Luís Inácio Lula da Silva para que, pelo menos, parte deste desembolso seja feito em parceria com a União.
Para o governador, a construção dessas rodovias vai garantir a atração de investimentos para o Piauí. “As estradas vão beneficiar toda a margem do rio Parnaíba, os vales mais importantes, as regiões de mineração e de turismo".
Ele cita os vales do Fidalgo, Piauí, Canindé, Sambito, Uruçuí e Marathoan, entre outros, como vales riquíssimos que agora vão passar a ter estradas. Como exemplo da importância das estradas para atrair investimentos, cita a rodovia Regeneração-Oeiras, concluída recentemente, onde um grande grupo empresarial já investe na produção de arroz e de eucalipto.
As obras vão começar imediatamente nas regiões onde o inverno já acabou. Uma das primeiras será a estrada Floriano-Itaueira-Canto do Buriti-Elizeu Martins. “Este é o maior investimento já feito por um governo no setor de transportes do Estado”, assegura.
Estradas
Segundo planilha apresentada pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), com os recursos do BNDES serão atendidos prioritariamente os trechos que são a PI 219, entre Landri Sales e Marcos Parente, com uma extensão de 16,2 quilômetros; PI 255 - Rodovia da Integração - Parnaguá-Curimatá, com 48 quilômetros; PI 112 - Miguel Alves-Porto, com 59,9 quilômetros; PI 112 - Porto-Campo Largo do Piauí-Matias Olímpio, com 26,6 quilômetros; PI 258 - Domingos Mourão (BR 222) - Divisa CE, com 69,1 quilômetros; PI 379 - Picos-Aroeira do Itaim, com 27,2 quilômetros.
Também são prioritárias as rodovias PI 245 - Itainópolis-Vera Mendes-Isaías Coelho-Simplício Mendes, com 81,8 quilômetros de extensão; PI Divisa Piauí/Pernambuco (Pipocas) - Queimada Nova, com 51 quilômetros; PI 117 - Batalha-Esperantina, com 22 quilômetros; PI 140 - Canto do Buriti-Itaueira-Floriano, com 160 quilômetros; PI 113 - Cabeceiras-Barras, com 25 quilômetros; PI 214 - Esperantina-Morro do Chapéu-Luzilândia, com 58,4 quilômetros; PI 142 - Fronteiras-Pio IX, com 33 quilômetros; PI 140 - Canto do Buriti-São Raimundo Nonato-Divisa com a Bahia, com 166 quilômetros.
Outras rodovias que serão beneficiadas são Fartura do Piauí-BR 020, com 21,2 quilômetros; PI 243 - Flores do Piauí-Ribeira do Piauí, com 28,7 quilômetros; PI 248 - Pavussu-Rio Grande do Piauí, com 25,6 quilômetros; PI 249 - Entroncamento BR 020 (Simplício Mendes) - Campinas do Piauí, com 26,8 quilômetros; PI 115 - Buriti dos Montes-Divisa Piauí-Ceará, com 60,4 quilômetros; PI 352 - Coivaras/BR343-Altos, com 27,9 quilômetros; PI 459 - Campo Alegre do Fidalgo-PI 465-Capitão Gervásio Oliveira, com 15,7 quilômetros; PI 457 - Simões-Caridade do Piauí, com 25,4 quilômetros; PI 458 - Caridade do Piauí-Curral Novo, com 20,8 quilômetros; PI 224 - Prata do Piauí-São Miguel da Baixa Grande, com 25,7 quilômetros; PI 465/462 - Campo Alegre do Fidalgo-São Francisco de Assis do Piauí, com 32,9 quilômetros; PI 374 - Porto Alegre-Marcos Parente, com 20 quilômetros; São Francisco do Piauí-São José do Peixe-São Miguel do Fidalgo, com 60,9 quilômetros; PI 236 - Santa Rosa do Piauí-Cajazeiras do Piauí-Francisco Ayres, com 82,4 quilômetros; PI 381 - São Miguel do Fidalgo-Paes Landim, com 28,6 quilômetros; e PI 459 - Km 47 - Campo Alegre do Fidalgo-Lagoa do Barro-Queimada Nova, com 63,4 quilômetros.
Fonte: Portal do Governo