Os recursos serão aplicados na construção e recuperação de 2.249,7 quilômetros de estradas municípios. Como de 2003 até hoje o Governo do Piauí já construiu 2.011 quilômetros de estradas, com os novos recursos a extensão será de 4.596 quilômetros de estradas feitas pelo Governo do Piauí, incluindo 336 quilômetros executados pela Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
Wellington Dias destacou que esse programa das estradas é também voltado para a geração de emprego e renda, sendo que integra municípios, possibilita acesso a BRs e ainda prevê a construção de aeroportos e ferrovias. “Em 1º de agosto, será iniciada a Ferrovia Transnordestina”, comenta.
O Secretário de transportes Luciano Paes Landim, destacou a importância do investimento para o Estado. “É um momento difícil que o Estado passa em relação às estradas. É extremamente necessário esse investimento, vamos reconstruir o que está danificado e construir o que ainda não foi construído”.
O prefeito de Batalha, Amaro Melo, que falou em nome dos demais prefeitos, disse que o Estado passou por um momento de dificuldades no setor de estradas, provocado principalmente pelas chuvas, mas agora o Piauí se supera. “Com essa ordem de serviço do governador Wellington Dias para a construção de estradas, os cidadãos têm o direito de ir e vir”, disse Amaro, lembrando que há 30 dias quem estava em muitos municípios não conseguia chegar a Teresina. “Essas obras que vão ser feitas contemplam todo o Estado do Piauí”.
A Secretaria de Transportes (Setrans), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Secretaria de Infraestrutura e a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) estão entre os órgãos que atuarão nesse trabalho de construção e recuperação de estradas.
Marconni Lima
Fonte: CCOM