A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), visando levar informação e sensibilizar os municípios, realizou, nos dias 21 e 22 (sexta-feira e sábado), em Floriano, o primeiro de 10 fóruns nos territórios de desenvolvimento do Estado.
Onze dos 19 municípios que compõem o Território dos Vales dos Rios Piauí e Itaueira deram entrada no passe livre intermunicipal. Oito municípios da região ainda não buscaram o beneficio, apesar da grande demanda, pois no Estado são cerca de 500 mil pessoas com deficiência e até agora a coordenação do passe livre, que funciona na Secretaria de Transportes, só recebeu 5.583 solicitações.
O município de Francisco Ayres, por exemplo, tem 23%, o maior número de deficientes da região de Floriano, e não solicitou nenhum passe livre intermunicipal, explicou a Elisabeth Alves, coordenadora do Passe Livre Intermunicipal da Secretaria de Transportes (Setrans), durante uma das oficinas realizadas no Fórum para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Segundo a coordenadora, a proposta da oficina sobre o passe livre é divulgar e tirar dúvidas dos municípios. “A procura dos municípios pelo beneficio ainda está muito pequena. Temos vários municípios como Francisco Ayres, Pavussú, Pajeú, que apesar do enorme número de pessoas com deficiência não fez nenhuma solicitação de passe livre”, destaca.
Para a assistente social Elisandra Carvalho de Sousa, de São José do Peixe, o que motivou participar do Fórum de Floriano foi esclarecer as dúvidas e buscar informações sobre a política de inclusão da pessoa com deficiência. “Estou começando agora no Cras e essas informações são muito úteis para nós. Participei da oficina de passe livre e achei bastante esclarecedora, tiramos dúvidas sobre a documentação necessária”, explica.
Fonte: site do Governo