No início do ano a Setrans - Secretaria Estadual de Transportes anunciou a recuperação e a implantação de estradas vicinais em 13 assentamentos assistidos pelo Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. A maioria das estradas já foi entregue e outras obras estão em andamento. O que já beneficia mais de mil famílias assentadas.
O Secretário de Transportes, Luciano Paes Landim, disse que o objetivo desse trabalho é melhorar a trafegabilidade, o que antes dificultava o desenvolvimento das comunidades assentadas. "Desde a implantação da Setrans, temos nos dedicado a encurtar distâncias, em oferecer conforto para quem precisa se locomover de uma região para outra. Com estradas conservadas, o desenvolvimento aparece mais rápido", enfatizou o secretário.
Ao todo, estão sendo aplicados R$ 1.671.773,37 (mais de um milhão e meio de reais), nos 84 quilômetros de estradas vicinais, distribuídos nos 13 assentamentos do Incra. Luciano Paes Landim destaca que a construção de estradas para os assentamentos do Incra é necessária porque considera que a sustentabilidade dos projetos de assentamento está diretamente ligada à implantação da infra-estrutura básica que assegure boas condições de deslocamento, seja de pessoas, seja da produção gerada no meio rural.
Neste domingo (30), a Setrans entrega mais uma estrada concluída. É no assentamento Fazenda Nova Vila, que fica no município de Cabeceiras. A estrada foi implantada com recursos na ordem de R$ 62.708,71.
Outros assentamentos beneficiados:
- 17 de abril (Teresina)
- Santana Nova Esperança 1 e 2 (Teresina)
- Novo Brejinho (Altos)
- Baixinha/ Quilombo (Altos)
- Alecrim/ Gameleira (Altos)
- Poço dos Negros (Altos)
- Laginha/ Retiro (União)
- Espadarte (União)
- Marajá (União)
- Fazenda Tapuio (Miguel Alves)
- Caraíbas (Castelo do Piauí)