O presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde dessa quinta-feira, 22, os governadores do Piauí, Wilson Martins; Pernambuco, Eduardo Campos; e do Ceará, Cid Gomes, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Na reunião, os governadores fizeram avaliação da Ferrovia Transnordestina, discutiram o andamento das obras e as áreas a serem desapropriadas. Para a construção da Ferrovia, 70% da área já foram devidamente desapropriadas.
No Piauí, no período compreendido entre os dias 29 de março a 16 de abril deste ano, a Ferrovia já tem 59,4 quilômetros de áreas desapropriadas. Algumas pendências faltam ser resolvidas com proprietários dos municípios de Simplício Mendes e São João do Piauí. No entanto, o governador Wilson Martins afirmou que o Governo do Estado está disposto a negociar e garantiu cobrir os valores.
Para a reunião com o presidente, o governador Wilson Martins levou o projeto de regularização fundiário no Estado e o presidente garantiu ajuda na liberação de recursos para efetivar a regularização fundiária. O projeto foi entregue à ministra Erenice Guerra, da Casa Civil, pelo presidente Lula.
Durante a reunião, Wilson Martins convidou o presidente Lula para vir ao Piauí para a inauguração da Barragem Poços de Marruás, em Patos; e também da Barragem de Piaus, entre os municípios de Pio IX e São Julião. O presidente aceitou o convite e vai acertar na agenda a vinda ao Estado.
Com informações da Surpi