Reunião discute apreensão de animais em rodovias federais
13/03/2015 - 09:53

No último dia 03 deste mês, o secretário dos Transportes do Piauí, Guilhermano Pires, esteve reunido em seu gabinete com o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins e com representantes da Polícia Rodoviária Federal discutindo soluções para a retirada de animais nas Rodovias Federais que cortam o Estado. A rodovia mais citada na reunião foi a BR 343 que contabilizou o maior número de acidentes envolvendo animais, principalmente no trecho que fica localizada a cidade de Campo Maior, a 82 quilômetros da capital, Teresina.

Durante a reunião, o secretário Guilhermano e o diretor de Transportes da Secretaria dos Transportes do Piauí (Setrans), major Mairon, fecharam compromisso com o prefeito Paulo Martins e os inspetores da PRF, sobre a retirada dos animais das Rodovias.

De acordo com o major Mairon, “será criado um grupo de trabalho envolvendo a Secretaria dos Transportes e a Polícia Rodoviária Federal para junto com as prefeituras dos municípios piauienses firmarem convênio para melhor ser realizado o trabalho de captura e acolhimento desses animais”. O major informou ainda, que atualmente o Estado conta apenas com três currais de acolhimento de animais, que estão localizados nas cidades de Piracuruca, São Raimundo Nonato e José de Freitas, o que dificulta o trabalho dos órgãos.

A captura desses animais é feita em parceria da Secretaria dos Transportes do Piauí (Setrans) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A PRF é responsável pelo veículo que irá retirar os animais da pista e a Secretaria entre com os currais que abrigam os animais. Porém, as prefeituras também devem ser parceiras, pois são as responsáveis pela alimentação dos animais apreendidos.