A obra de construção do Rodoanel de Teresina tem 28, 257 km de extensão e é considerada a maior intervenção na mobilidade urbana do Estado, uma vez que depois de concluída vai reduzir em 15 km das distâncias entre as saídas para as regiões Norte e Sul do Piauí.
O Rodoanel vai reduzir ainda a quantidade de veículos pesados na zona urbana de Teresina, desafogando o trânsito na capital. De acordo com o Diretor de Transportes Modais da Secretaria Estadual de Transportes, Osvaldo Leôncio,“A concepção da obra obedece ao padrão classe “A” estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)”.
A obra possui três viadutos, um sobre a linha férrea, um na BR 316, outro na BR 343 e uma ponte sobre o Rio Poty. Os viadutos situados nas BRs 316 e 343 já estão com a infraestrutura e pilares prontos. O viaduto que passa sobre a linha férrea está praticamente concluído, faltando apenas os pilares de sustentação.
A parte da obra que corresponde à ponte falta a superestrutura, ou seja, a concretagem do Tabuleiro e dos guarda-corpos. A primeira parte que são as fundações (alicerces) e a mesoestrutura (pilares e blocos) já foi concluída.
A obra já possui 8,32 km de asfalto, que corresponde a 29% de obra asfáltica e 24, 72 km de terraplanagem, o que corresponde a 88, 3% de obra concluída.
A construção do rodoanel foi iniciada em maio de 2012 com orçamento no valor de R$ 300 milhões, mas em abril do ano passado decisão judicial, alegando problemas ambiental na licitação a obra foi embargada. O Governo do Estado, através do Secretário Estadual de Transportes, Guilhermano Pires juntamente com o Incra estão solucionando o problema.
“Um assentamento do Incra questiona as indenizações, mas tão logo a liminar seja sustada a obra terá continuidade”, afirmou o secretário Guilhermano Pires.
O Gestor afirmou ainda que em abril deste ano a obra será retomada e até o final de 2015 para o inicio de 2016 o Rodoanel estará concluído.