Parcerias entre Estado e União garantem novas obras de mobilidade para o Piauí
14/12/2016 - 08:33

BR 343
O Piauí deve ganhar um conjunto de obras importantes na área da mobilidade, elaborado por meio de convênios e parcerias entre o Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).

Na área da aviação civil, foram liberados recursos da ordem de R$ 18,3 milhões, com contrapartida de 10% do Governo do Estado, para a construção do Aeroporto Regional de Bom Jesus, dentro do Programa de Aviação Regional da Presidência da República. Também está em fase de conclusão, o projeto para a construção do novo aeroporto regional de Picos, também de responsabilidade da Secretaria de Aviação Civil, em parceria com a Setrans.

Em audiência com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, o governador Wellington Dais e o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, trataram de parcerias para a elaboração de projetos, liberação de recursos e execução de obras viárias que devem beneficiar as regiões Sul, Sudeste e Leste de Teresina, além de obras na região Sul do estado.

Na capital, serão investidos recursos da ordem de R$ 163 milhões, sendo 3 milhões para projetos e 160 milhões para obras, com emenda da bancada federal. Na oportunidade, foi autorizada a elaboração do projeto para alargamento do trecho compreendido entre as BRs 316 e 343, iniciando na altura do elevado da Avenida Miguel Rosa, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas, passando pela Rodoviária de Teresina, até o balão da Ladeira do Uruguai, na Avenida João XXIII. O projeto é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Além da duplicação de todo o trecho, com aproximadamente 8 km de extensão, estão incluídas no projeto as construções de uma nova ponte sobre o rio Poti, que deve duplicar a capacidade atual da ponte do Tancredo Neves, e de mais dois viadutos rodoviários, sendo um na rotatória da BR 343, próximo ao Mercado do Peixe, e o outro sobre a rotatória da Ladeira do Uruguai, na zona Leste. A previsão é de que o projeto seja concluído no prazo de seis meses.

Além do conjunto de intervenções na capital, o Dnit também deve executar a construção de uma ponte sobre o rio Parnaíba, entre os municípios de Santa Filomena e Alto Parnaíba, região Sul do estado. O projeto está em fase de elaboração.

O secretario Guilhermano Pires destacou a importância da parceria para o desenvolvimento do estado. “A relação entre o Governo do Piauí, Ministério dos Transportes, Dnit e Secretaria da Aviação Civil está a cada dia mais afinada. Esperamos que, em 2017, possamos estreitar ainda mais esses laços, para que novos e bons frutos possam chegar ao nosso estado, de forma a estimular a economia local e melhorar a qualidade de vida dos piauienses”, destacou o gestor.

BR 235

Durante a inauguração da BR 235, no último fim de semana, em Santa Filomena, foi anunciada, pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella, a retomada das obras de pavimentação dessa rodovia, no trecho compreendido entre os municípios de Caracol e Bom Jesus, em parceria com a Setrans-PI.