INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Estado dos Transportes - SETRANS
Setrans revitaliza calçadas da Avenida Nossa S. de Fátima, em Teresina
10/02/2017 - 11:45  
  
Twitter 
Google+ 
Maquete eletrônica
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), vai dar início às obras de urbanização e revitalização das calçadas da Avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste da capital. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Teresina, elaboradora do projeto, e o Governo do Estado, que vai executar a obra.

No total, o Governo do Estado deve investir recursos de aproximadamente R$ 1 milhão de reais. O projeto tem como objetivo adequar os passeios públicos, de modo a garantir o livre acesso e o trânsito de pedestres, sobretudo de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os trabalhos consistem na nivelação, reestruturação e arborização das calçadas, adequando estes espaços à Lei Nº 4.522, denominada de “Lei das Calçadas” de Teresina.

Atualmente, o trecho conta com calçadas totalmente danificadas, desniveladas e sem a orientação visual necessária para a locomoção. Outro problema identificado é o estacionamento irregular, onde veículos invadem as calçadas ao longo do percurso, forçando os pedestres a circularem pelas pistas de rolamento.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, a obra representará um ganho expressivo para a região. “Esta é, sem dúvidas, uma obra muito importante para o turismo da capital, uma vez que vai padronizar um espaço já consolidado, que é o polo gastronômico de Teresina, fomentando o turismo e a economia na região. Com as obras, esperamos oferecer um espaço mais aconchegante, bem sinalizado e seguro para a população e para turistas que visitam o local.”, destaca o gestor.

Os novos passeios serão feitos com blocos de concreto intertravado, do tipo “paver”. Ao longo da via, será instalado o piso de alerta, em borracha, sempre que houver necessidade de sinalizar situação de perigo ou risco de queda. O piso tátil também será utilizado para sinalizar equipamentos suspensos, como lixeiras e orelhões, entradas de garagens residenciais, vagas para veículos e rampas de rebaixamento. Outra novidade será o piso direcional, utilizado para sinalizar rota ou ponto preferencial de interesse, como em paradas de ônibus, por exemplo.

Novos Equipamentos, Sinalização e Iluminação

Serão instalados, ao longo da via, na faixa de serviço, bancos com bicicletário e lixeiras. Também serão colocadas placas de sinalização ao lado das vagas para pessoas com deficiência, sendo que todas as vagas ficarão nas esquinas das ruas perpendiculares, após a rampa de rebaixamento. Já, a parte da iluminação, que atualmente se encontra no canteiro central, deve ser substituída por luminárias mais baixas com lâmpadas de LED, tendo em vista a complementação dos passeios.

Rebaixamento (Acessibilidade)

O projeto comtempla a construção de dois modelos de rampas, condicionando a largura dos novos passeios às calçadas existentes, sendo rampas diretas, localizadas no meio da quadra, e rampas laterais, instaladas a uma distância mínima de 5m das esquinas.

Faixa de Serviço e Faixa Livre

A função da faixa de serviço é acomodar os equipamentos urbanos, como mobiliário, caixa das concessionárias, postes de fiação, sinalização e rampas de rebaixamento, tanto de pedestres quanto de veículos. Já, a faixa livre tem como objetivo garantir a acessibilidade a todas as pessoas, sendo contínua, nivelada e livre de obstáculos.

Parklet

Além da adaptação dos passeios, sugere-se a implantação de parklets, que são áreas de convivência paralelas ao passeio e que ocupam uma ou duas vagas destinadas ao estacionamento de veículos. Os parklets devem ser fruto de uma operação consorciada entre a Prefeitura de Teresina e os empresários locais, que estabelecerá os termos de condições para instalação manutenção e uso destes espaços públicos.
Maquetes Av. Nossa Senhora de Fátima

Maquetes Av. Nossa Senhora de Fátima
Maquetes Av. Nossa Senhora de Fátima
Maquetes Av. Nossa Senhora de Fátima
Secretaria de Estado do Transporte
Endereço: Av. Pedro Freitas, s/nº, Bloco G, 1º andar • Centro Administrativo • CEP: 64.018-900 • Teresina-PI
Telefone(s): (86) 3215-4291 • Fax:(86) 3215-4291