Depois de resolvidos os impasses, que chegaram a causar até manifestações, o Sistema de Transportes Semi-Urbano da Grande Teresina está em pleno funcionamento em 15 cidades próximas a Teresina. O sistema reduziu o preço das passagens em quase pela metade e regularizou os horários dos ônibus.
Além da economia para a população, mais horários de viagens foram disponibilizados, o que representa mais comodidade para os usuários. Por causa do sucesso do Sistema de Transportes Semi-Urbano, o Governador Wellington Dias solicitou ao Secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, que estendesse a medida para outras regiões do Piauí. No momento, técnicos da Fundação CEPRO fazem estudos em outras regiões do Estado, como a da cidade de Picos, para saber a viabilidade da implantação do sistema na região.
Atualmente o sistema Semi-Urbano beneficia cerca de 1,2 milhão de usuários. O projeto foi debatido com a população, prefeituras municipais e empresários do setor de transportes. Luciano Paes landim defende a importância social do Semi-Urbano: “É um projeto muito bom, importante para o desenvolvimento do Piauí e para a socialização do transporte. Ao baratear os gastos com transporte, esse dinheiro passa a ser reinvestido em outras áreas e dá oportunidade para as pessoas continuarem morando em suas cidades; elas podem em União e trabalhar em Teresina, não tendo que pagar aluguel”, exemplificou Luciano Paes Landim.
O projeto segue os moldes de sistemas semelhantes já implantados em cidades como Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).