O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), realizou o plantio de dezenas de árvores, como forma de compensação ambiental às carnaúbas removidas do canteiro central da Avenida João XXIII.
A retirada dos exemplares se fez necessária para que fosse realizada a interligação do canteiro central com o passeio para pedestres e ciclistas da Ponte do Meio.
No total, foram plantadas 55 novas árvores, entre as espécies Sibipiruna, Ipê Roxo e Ipê Rosa, em compensação à retirada de 39 carnaúbas. As novas árvores foram distribuídas ao longo da João XXIII.
O plantio de árvores estava previsto no Estudo Ambiental das obras de reestruturação da ponte Juscelino Kubistchek, que estabelece uma compensação, com o plantio de novas árvores, para cada espécie retirada.
O secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, falou das ações. “Era uma medida necessária para que déssemos prosseguimento às obras de implantação do passeio. Esperamos finalizar e entregar toda a estrutura ainda na primeira quinzena de agosto, dentro das festividades pelo aniversário de Teresina”, destacou o gestor.
Após a inauguração, a ponte contará com cinco faixas de rolamento no sentido Centro-Leste e um passeio central interligando as Avenidas Frei Serafim e João XXIII.
Praça sob a Ponte JK
Outra obra que também deve ser inaugurada na primeira quinzena de agosto é da primeira praça sob a ponte JK, no lado do calçadão à margem do Rio Poti. A estrutura contará com um anfiteatro com capacidade para cerca de 70 pessoas e palco para apresentações artística e culturais.