Com previsão de investimentos de quase R$ 4,4 bilhões, o Orçamento 2009, do Governo do Estado, tem como idéia básica consolidar o processo de desenvolvimento, prevendo obras nas áreas de transporte, infra-estrutura hídrica, saneamento básico e habitação. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2009, contendo essas diretrizes, foi entregue na Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 30.
O Projeto Orçamentário 2009 é acrescido da mensagem aos deputados, na qual é reafirmado o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, com o equilíbrio das contas públicas, com o crescimento sustentado da economia e com a inclusão social.
Dentre as áreas que serão contempladas estão transportes (aéreo, terrestre, marítimo e fluvial), infra-estrutura hídrica (barragens e adutoras), abastecimento de água e saneamento básico, beneficiando milhares de piauienses. As rodovias receberão grande volume de recursos e com isso o Piauí terá melhor transporte de passageiros e cargas. No setor de habitação, a meta é reduzir o déficit de moradias do Estado.
O Orçamento 2009 contemplará a área social, com destaque ao atendimento de pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, idosos, esporte e lazer. Na área de segurança pública, o objetivo é construir, ampliar e modernizar a estrutura física e tecnológica das unidades de segurança estaduais, bem como reaparelhar as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.
Fonte: Portal do Governo