O Secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, está em Recife (PE), onde participa de uma reunião com diretores do DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes e membros da presidência da república, para tratar das obras da Ferrovia Transnordestina. Esta semana já começa o serviço de desapropriação das terras onde será construída a ferrovia, que deve ser um marco para o desenvolvimento econômico do Piauí e demais estados do Nordeste.
Na última segunda-feira , dia 6, a Secretaria Estadual de Transportes realizou a licitação da Faixa de Domínio da Ferrovia Transnordestina. O total dos serviços é de R$ 999.679,09 (novecentos e noventa e nove mil, seiscentos e setenta e nove reais e nove centavos). A previsão é de que as obras da Transnordestina comecem na segunda quinzena de dezembro de 2008 e seja concluída em outubro de 2010. A ferrovia deve ter 424 quilômetros de extensão, partindo de Elizeu Martins em direção à divisa com Pernambuco. O trecho no Piauí custará R$ 1,4 bilhão, do total de R$ 4,5 bilhões da ferrovia.
A implantação da Ferrovia Transnordestina, como parte da Malha Ferroviária do Nordeste, além de se constitutir como um elemento catalisador do desenvolvimento regional pelo porte dos investimentos e pela sua função de proporcionar redução de custos na cadeia produtiva inter-regional, é estratégica para a interligação com os sistemas ferroviários centro e norte do país, viabilizando assim, o estabelecimento de um fluxo contínuo de cargas e a operação dos transportes através de Corredores Multimodais.
Sem a implantação da Ferrovia Transnordestina, a Malha Ferroviária do Nordeste permanecerá isolada, sem condições adequadas de integração ao Sistema Nacional de Transporte, com dificuldades de se viabilizar, operacional e financeiramente.
Por: Marcelo Fontenele