Governo inaugura pavimentação em Castelo do Piauí

Foto_10032020_110302
Foto_10032020_110302
Foto_10032020_110303
O governador Wellington Dias e o secretário dos Transportes, Gustavo Aquino, inauguraram, na sexta-feira (6), as obras de mobilidade urbana no município de Castelo do Piauí, na região norte do Estado. Trata-se da pavimentação asfáltica e poliédrica de diversas ruas do município, que proporcionarão melhorias para o tráfego da cidade e para a população.

Foram 21.189 m² de pavimentação asfáltica em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) em diversas ruas da zona urbana da cidade. Foram investidos nas obras recursos no valor de R$ 1.903.736,05, oriundos de operações de crédito do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).

Para Gustavo Aquino, as obras representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para o município. “Com a entrega destas obras, estamos dando um salto de qualidade na mobilidade urbana do município de Castelo, proporcionando mais fluidez no trânsito e melhorando a qualidade de vida da população, sobretudo por meio da criação de novas rotas para o escoamento do tráfego de veículos”, afirmou o gestor, destacando o crescimento no fluxo de veículos na região que deve ser gerado após a conclusão das obras da rodovia que liga o Piauí ao Ceará (PI-322), já em execução.

O castelense José Francisco Soares destacou que as obras representam mais qualidade de vida para a população. “É uma satisfação receber esse benefício, contar com essa obra que passa pela porta da minha casa. O governador prometeu o calçamento e cumpriu, então agradeço muito por facilitar a vida do povo de Castelo”, disse.
Segundo o prefeito, Magno Soares, as obras eram muito esperadas pela população e trará benefícios. “Somos uma cidade com 257 anos de emancipação e pouco asfaltada. O governador é que está nos proporcionando esse avanço. Muitas pessoas serão beneficiadas, inclusive, os estudantes que precisam de boas condições para se deslocar até a escola. Temos muito a agradecer”, pontuou.

“São obras importantes para a cidade. Aqui também autorizei uma obra muito esperada. O Estado se organizou em 2019 e agora abrimos o programa de recuperação de rodovias. Já tínhamos feito em 2015 e 2016 uma parte da rodovia da BR Juazeiro/Castelo até São Miguel do Tapuio e a gora autorizei mais de R$ 9 milhões para o DER recuperar da parte que ficou faltando”, destacou Wellington Dias.

O governador também destacou os investimento para modernização das escolas e apoio ao hospital municipal. “Castelo tem um hospital grande, que atende vários municípios, mas como é municipal e de atenção básica não recebe do Estado e nem do Governo Federal. Estamos vendo uma maneira de ajudar financeiramente para que o hospital tenha condições de trabalhar os 47 leitos e atender a parte materno infantil”, complementou Dias.

O passo seguinte é organizar a parte de infraestrutura turística para que as pessoas que queiram visitar o Cânion do Rio Poty possam ir de maneira adequada. “Atualmente estamos em processo licitatório para, através de uma emenda impositiva de bancada do deputado federal Flávio Nogueira, possamos pavimentar a estrada que vai desde a Cachoeira da Lembrada até o município de Buriti dos Montes, ligando este ao cânion. O governador também solicitou a elaboração de um projeto para que o asfalto seja colocado na estrada de Castelo até o cânion. Dessa forma, passaremos a receber os turistas de maneira mais adequada”, explicou o secretário de Turismo, Flávio Nogueira.

Com informações da CCom-PI