Sudene financiará R$ 2,8 bilhões para Ferrovia Transnordestina
28/11/2008 - 00:10:24

Transnordestina vai alavancar economia do Piauí

A Sudene (Superintendênciade Desenvolvimento do Nordeste) aprovou anteontem o financiamento
da Ferrovia Transnordestina, que vai ligar o município de Elizeu Martins, no sul do Piauí, aos Portos de Suape, em Recife (PE), e Pecém, em Fortaleza (CE), e escoar a produção de soja dos Cerrados e minérios do sudoeste piauiense para o mercado internacional.

O trecho da ferrovia Transnordestina ligando Elizeu Martins é de 650 quilômetros e vai custar R$ 1,5 bilhão. O superintendente da Sudene, Paulo Fontana, informou que assinará hoje a resolução com a aprovação do projeto de construção de ferrovia Transnordestina, orçada em R$ 5,6 bilhões, pela empresa Transnordestina Logística, subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Fontana afirmou que a resolução com a liberação dos recursos será publicada na segunda-feira, no “Diário Oficial” da União.

Ele informou que a Sudene financiará 50% do custo da ferrovia Transnordestina, somando R$ 2,8 bilhões. A ferrovia terá 2.258 quilômetros com impacto no Piauí, iniciando por Elizeu Martins, passando por Salgueiro (PE), indo até o Porto de Suape e ao Porto de Pecém. De Suape, a ferrovia vai até a Porto Real, em Alagoas. “A ferrovia Transnordestina tem impacto em quatro Estados - Piauí, Alagoas, Pernambuco e Ceará”, afirmou Paulo Fontana, após participar como conferencista do Seminário Integração Regional e Desenvolvimento Local: o papel do Mercosul no Desenvolvimento dos Entes Subnacionais Brasileiros, promovido pela fundação alemã Konrad Adenauer Stiftung e encerrado ontem em Salvador (BA).

Fontana afirmou que a aprovação do financiamento da ferrovia Transnordestina será o grande foco da reunião dos governadores do Nordeste, marcada para o dia 2 de dezembro, no Palácio do Governo de Pernambuco, em Recife (PE).

A Sudene é o órgão que dará mais recursos, 50% do total”, falou Paulo Fontana. O superintendente da Sudene afirmou que as obras da ferrovia Transnordestina em Elizeu Martins para Sangueiro e para o Porto do Suape estão na primeira fase do projeto e deverão ser iniciadas no primeiro semestre de 2009.

FONTE: JORNAL MEIO NORTE